Neurônio da Semana

Se temos a possibilidade de tornar as pessoas mais felizes e serenas, devemos fazê-lo sempre. - Hermann Messe

sábado, 5 de junho de 2010

Dia do Meio-Ambiente



Bom dia. Bom DiaMundialDoMeioAmbiente. Como é um dia só no ano, podemos deduzir que é como um aniversário. E no nosso aniversário queremos toda atenção para nós, queremos presentes, queremos coisas boas, amigos, brincadeiras, festas. E se hoje é como se fosse o aniversário do meio ambiente, por que não damos toda atenção para ele? Hoje é só mais um dia que aqueles porcos irão desmatar a amazônia, hoje é só mais um dia que empresas irão jogar toneladas de carbono no ar, que um cara qualquer vai no seu terreno arrancar alguma planta. Nós fazemos uso do meio ambiente, nós sujamos o meio ambiente mas nós também precisamos do meio ambiente, desde o ar que entra pelo seu nariz, a água que nos limpa e que mata nossa sede, tudo sujo. O que farão para tirar todo aquele óleo do mar? O que farão, após tirar o óleo do mar, para tirar o óleo que vai ficar na vida marinha daquele lugar? Os caras hoje só falam em industrializar. Querem usinas aqui, fábricas ali, dinheiro jorrando de tudo quanto é lugar. Mas e saúde? Quem foi que nunca viajou para uma cidade mais do interior e amou sentir aquele ar puro? Que amou olhar para o céu a noite e ver aquele manto estrelado, coisa que não se ve nas grandes cidades devido a grossa camada de poluição? Vamos dar um presente para o nosso mundo, tomando medidas pequenas que multiplicadas pelas 6 bilhões de pessoas no planeta irão se tornar gigantes medidas. Economize 15 minutos de banho hoje. Se cada pessoa no mundo economizasse 1 litro de água por dia, iria dar pequena economia? Ou pequenos 6 bilhões de litros de água? Toda união se torna grande. E por algum lugar precisa começar a conscientização. Fazer carros elétricos ou movidos a oxigênio ou hidrogênio é uma boa medida, mas são preços caríssimos, e quem vai pagar tanto dinheiro no carro do bem se uma pampa toda mal acabada ta 2 mil ? O dinheiro move o mundo, infelizmente.
Hoje, nos TTBr, uma das tags mais usadas é #diamundialdomeioambiente. Mas quantas pessoas hoje estão fazendo alguma coisa pelo dia? Não é preciso sair de casa, plantar árvores ou tirar o lixo dos rios para ajudar. Tome um banho de 10 minutos. Desligue o computador e a tv e vá ler um livro, é cultura associada a ajuda ao meio ambiente. Evite o desperdício de água. Todos queremos um mundo melhor para os nossos filhos, mas a situação só piora. Se, daqui uns anos, a água potável se tornar escassa, se os alimentos tornarem-se caros demais, se o ar estiver repleto de poluentes, eu vou ser um que não vou querer ter filhos. Por mais ruim que alguém seja, ninguém quer ver uma criança sofrendo. 

O mar ta subindo, as geleiras derretendo, petróleo vazando, ar poluído, desmatamento e queimadas desenfreados. 2050? 2025? 2030? A hora de agir é agora. Por que aquele gene de querermos ter filhos para perpetuar a espécie também não nos dá vontade incontrolavel de salvar o planeta?


Um comentário:

ivone disse...

Muito bom....cada um fazendo um pouquinho e começando já....salvaremos nosso planeta.